HWater Solutions atuando no Chile – Proyecto ESBIO

A HWater Solutions em parceria com a INECON está trabalhando no projeto de determinação do Nível Econômico de Perdas -NEP da ESSBIO – Empresa Servicios Sanitarios del BioBio.

O objetivo do estudo é determinar o nível ideal de ANC para uma amostra de localidades/setores ESSBIO e NS e a expansão de seus resultados para o universo de localidades/setores em que as empresas operam.
Para tanto, será aplicado inicialmente em uma abordagem teórica cujos resultados estarão presentes no desenvolvimento e implementação de uma micro abordagem baseada em critérios para identificação e priorização de projetos de redução de ANC para o conjunto de localidades/setores selecionados.

A redução das perdas de água potável tornou-se um foco estratégico como parte do gerenciamento e otimização operacional e comercial das empresas do setor. No entanto, até o momento, na formulação do planejamento estratégico, elementos objetivos para a definição de metas de perdas não são considerados, nem existem critérios claros para definir planos de ação que sejam econômico e tecnicamente “eficientes” para atingir essas metas.  De fato, não é possível definir um nível eficiente de água não contabilizada (ANC) sem considerar, por exemplo, a diferença e a complexidade que ocorrem no gerenciamento de pressão, aspectos geográficos, topográficos etc. entre diferentes locais. É plausível que um nível ótimo de perdas dependa de fatores diferentes e seja diferente entre locais ou setores com características diferentes.

Nesse sentido, é impensável conceber uma rede de distribuição sem vazamentos, tanto técnica quanto economicamente, porque mesmo em sistemas bem operados com um bom nível de manutenção, níveis mínimos de perdas físicas de água não podem ser evitados. O Índice de Vazamento de Infraestrutura do ILI (Índice de Vazamento de Infraestrutura) incorpora esse conceito e é expresso como a relação entre as perdas técnicas totais atuais e as perdas técnicas inevitáveis. Dessa forma, como o cálculo desse indicador incorpora as particularidades do sistema de distribuição avaliado, também é possível compará-lo com índices de outras regiões ou países que compartilham as mesmas particularidades e, portanto, ser capaz de estabelecer metas teóricas apropriadas.

De acordo com os conceitos acima mencionados, é estratégico saber qual é o objetivo de perda ideal e eficiente de acordo com as particularidades de cada sistema, local ou setor de rede e sua metodologia de cálculo.

Equipe HWater Solutions

Start typing and press Enter to search