Curso Contrato de
Performance e Desempenho

Descrição:

A WaterDB Education Solutions, de maneira inovadora, seguindo tendências internacionais como o BIRD (Banco Interamericano para Reconstrução e Desenvolvimento) e IFC (International Finance Corporation), lança seu novo Curso EAD: os Contratos de Performance aonde, mais do que se executar obras, buscam-se resultados. Perdas altas, elevados consumos de energia elétrica, carteira de cobrança alta, são os focos dos Contratos de Performance.

Contexto do Setor de Saneamento Ambiental:

Dentro do setor de saneamento ambiental, a lógica empresarial da busca pela eficiência deve ser mantida; afinal, essa eficiência traz benefício direto à sociedade, com mais disponibilidade de investimentos ao setor e melhoria de atendimento aos clientes. A grande meta do setor é universalizar os serviços de saneamento ambiental até o ano de 2033. A busca pela eficiência pode ajudar as empresas a investir mais na universalização, na redução das despesas e no aumento das receitas viabilizadas pelos contratos por resultados. Essa lógica acaba trazendo melhoria aos investimentos. O Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2015 demonstra que 75% da população brasileira é atendida pelas empresas estaduais de saneamento, outros 15% pelas empresas municipais e 10% pelas operadoras privadas. Essa modelagem de contratos por resultados pode ser aplicada a todas as operadoras do Brasil, pois traz na inovação técnica e na inovação na forma de contratar seus princípios pela busca da eficiência.

Porque realizar contratos de performance:

A grande maioria dos contratos nas operadoras de saneamento não é efetivada por meio de contratos de remuneração por resultados.
De fato, os contratos de performance e desempenho não são uma panaceia e não constituem o único modelo para reduzir despesas, aumentar receitas e melhorar o atendimento aos clientes. Entretanto, eles oferecem soluções mais apropriadas para superar determinados entraves comumente enfrentados nas operadoras. De forma geral, é possível agrupar esses entraves e soluções em quatro grupos: (I) priorização dos investimentos e despesas; (II) know-how na estruturação de programas; (III) redução de custos de transação; e (IV) ruptura dos entraves técnicos e burocráticos durante a execução do contrato.

Vantagens:

  • Definição dos objetivos, metas e composições física e financeira das ações necessárias para alcançar as metas estabelecidas. Nesse momento definem-se as ações mais adequadas para a área que é objeto do contrato.
  • Levantamento dos valores de investimentos e despesas necessárias para a implantação das ações de redução de perdas. Nessa etapa são transformados os desejos em valores financeiros de investimentos e redução de despesas.
  • Transformação das ações em benefícios que deverão ser alcançados com essas ações. Esses benefícios entrarão no fluxo de caixa do Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira (EVEF).
  • Avaliação econômico-financeira do projeto. Com base no fluxo de caixa do projeto será definido o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o prazo para retorno do investimento (payback). Com essas informações será possível avaliar se o projeto é ou não rentável.

Orientação em compras e licitações:

Abordagem de todos os aspectos jurídicos, com intenso passo a passo, orientando as áreas de compras e licitações.

Aspectos técnicos e abordagens:

Ganhos compartilhados entre contratante e contratado

  • Sincronia entre a compra de materiais e a contratação de serviços
  • Agilidade na geração de resultados
  • Economia de dinheiro e de tempo

Programação: 09 Módulos

Acervo Acadêmico | Módulo Jurídico

Módulo 1 – Redução de Perdas de Água – Balanço Hídrico
Módulo 2 – Abordagem Tradicional
Módulo 3 – As Vantagens dos Contratos de Performance
Módulo 4 – Construção do Projeto e Estruturação do Contrato
Módulo 5 – Regra do Negócio
Módulo 6 – Definição do Escopo
Módulo 7 – Elaboração do Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira (EVEF)
Módulo 8 – Estudo de Caso: SABESP – Contrato de Performance para a Redução de Perdas Reais no Setor de Abastecimento do Jardim São Luís, no município de São Paulo
Módulo 9 – Contribuições do Referencial das Habilidades Sociais para uma Abordagem Sistêmica na Compreensão do Processo de Valorização da Regulação do Serviço de Saneamento em Comunidades de Baixa Renda

Avaliação Final
Certificado

Conteúdo Programático

Cursos WaterDB em parceria com a UNIABES.

  • Duração do Curso: 90 dias
  • É necessário realizar no mínimo 70% das atividades e também alcançar uma média de 70 pontos em nota de Exercícios e Avaliações e outras atividades, para aprovação e emissão de certificado.
  • Todos os nossos cursos disponibilizam amplo Material Didático

Autores do curso

Leandro Antonio Delgado

Graduação em Direito na Universidade Bandeirante de São Paulo – Uniban. Pós-graduação em Gestão Pública na Universidade Mogi das Cruzes – UMC. Pós-graduação em Direito Ambiental  na Faculdades de Direito e de Saúde Pública da Universidade de São Paulo- USP. Advogado na Sabesp desde 2000, Gestor desde 2007 dos Serviços Gerais e Patrimônio. Gestor desde 2008 do Suprimentos e Contratações, e Gestor desde 2016 dos Serviços Jurídicos e Contratações.

Maycon Rogério Abreu

Engenheiro Civil pela Universidade Anhembi Morumbi. Pós-graduado em Tecnologias Ambientais pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo – Fatec. MBA em Administração pela Fundação Instituto de Administração – FIA. Na Sabesp desde 1996, atuando na Unidade de Negócio Sul como: Gerente de Operação da Divisão de Distribuição de Água e Coleta de Esgoto, Gerente de Engenharia de Água e Controle de Perdas, Gerente do Departamento de Planejamento e Relações Comerciais, atualmente Gerente do Departamento de Planejamento Integrado da Diretoria Metropolitana da Sabesp

Entendemos que as cidades precisam de saneamento básico e as organizações de saneamento precisam de boas práticas de gestão, de forma a atenderem de maneira eficaz, todas as partes interessadas: usuários, colaboradores, fornecedores, sociedade e vizinhança, com respeito ao meio ambiente, sem perder de vista a rentabilidade.

Coisas simples nos movem, dado o espírito de startup que gerou a WaterDB Education Solutions: desenvolver o habito de leitura; aprender a aprender; errar para aprender, errando-se cada vez menos e menos; ajudar a transformar nossos clientes em ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM.

Start typing and press Enter to search