Curso: A Arte da Modelagem
Hidráulica de Sistemas de
Abastecimento de Água

Descrição:

Solução direcionada a gerentes, orientando-os sobre a importância da modelagem matemática da produção e da distribuição de água, permitindo simulações hidráulicas, uteis tanto para quem projeta e constrói, quanto pra quem opera e mantem. Sua aplicação visa reverter quadros negativos como desconhecimento dos fundamentos de modelos matemáticos (teoria e simulação); falta de visão de futuro pensando nas simulações a partir de simulações de demandas futuras; falta de modelos de previsão; modelos de previsão usados apenas por alguns profissionais – retenção de conhecimento; crescimento do sistema de água completamente desordenado e baseado em soluções empíricas e paliativas; mão de obra desqualificada em relação ao tema; modelos descalibrados ou inexistentes; operação não sabe usar modelos matemáticos.

Programação: 11 Módulos

Módulo 1 – A Arte da Modelagem Hidráulica
Módulo 2 – Proposta de Operacionalização do Reservatório do Jordão
Módulo 3 – Diretrizes para Montagem do Modelo
Módulo 4 – Definição do Problema
Módulo 5 – Diagnóstico Técnico Operacional do SAA de Porto de Galinhas – Ipojucá – PE
Módulo 6 – Construção de Modelo
Módulo 7 – Montagem de Modelo (EPANET)
Módulo 8 – Alternativas e Hipóteses – Exercício 1
Módulo 9 – Calibração e Verificação do Modelo
Módulo 10 – Exercício 2 – Construção do Modelo
Módulo 11 – Simulação – Soluções Propostas

Avaliação Final
Certificado

Conteúdo Programático

Cursos WaterDB em parceria com a UNIABES.

  • Duração do Curso: 90 dias
  • É necessário realizar no mínimo 70% das atividades e também alcançar uma média de 70 pontos em nota de Exercícios e Avaliações e outras atividades, para aprovação e emissão de certificado.
  • Todos os nossos Cursos disponibilizam amplo Material Didático

Autor do curso

HUDSON TIAGO DOS SANTOS PEDROSA

Graduado em engenharia civil pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, com o trabalho “Caracterização Hidrológico-hidráulica da bacia do Riacho do Gulandim, em Maceió-AL”, Mestre do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil – PPGEC em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, titulo obtido com a dissertação sobre “Otimização em operação de estações elevatórias buscando a eficiência energética”. Atualmente como analista de Saneamento da Companhia Pernambucana de Saneamento – COMPESA. É especialista em modelagem matemática. Trabalhos completos publicados em anais de congressos: Análise econômica de alternativas operacionais da Estação Elevatória de Gurjaú, Jaboatão dos Guararapes-PE. 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. Caracterização do uso e ocupação do solo da Bacia do Riacho do Reginaldo, Maceió-AL, para simulação chuva-vazão com dados de projeto  e dados reais de monitoramento. Congresso de Engenharia, Ciência E Tecnologia, 2008, Maceió. Caracterização de bacias urbanas para implantação de estrutura de monitoramento. Estudo do caso: Riacho do Reginaldo – Maceió/AL. VIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2006, Gravatá. Metodologias de obtenção do parâmetro CN do modelo SCS: Estudo do Caso: Bacia do Riacho Reginaldo, Maceió-AL. VIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2006, Gravatá. Modelo IPHS1 aplicado na simulação do sistema de drenagem da Bacia do Riacho do Reginaldo para eventos observados de precipitação. III Congresso Acadêmico Daufal, 2006, Maceió. Excelência Acadêmica Com Inclusão Social, 2006.

Entendemos que as cidades precisam de saneamento básico e as organizações de saneamento precisam de boas práticas de gestão, de forma a atenderem de maneira eficaz, todas as partes interessadas: usuários, colaboradores, fornecedores, sociedade e vizinhança, com respeito ao meio ambiente, sem perder de vista a rentabilidade.

Coisas simples nos movem, dado o espírito de startup que gerou a WaterDB Education Solutions: desenvolver o habito de leitura; aprender a aprender; errar para aprender, errando-se cada vez menos e menos; ajudar a transformar nossos clientes em ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM.

Start typing and press Enter to search