Teremos água para todos os brasileiros em 2040?

Todos os dias nós utilizamos água, seja para tomar banho, lavar a louça ou limpar a casa. Porém, você já pensou para onde ela vai depois de utilizada?

 

A partir do momento que a água sai pelos canos da nossa residência, ela passa a ser chamada de esgoto. Existem dois tipos de esgoto: o doméstico, que vem das nossas casas, e o não doméstico, originário das indústrias.

O esgoto pode percorrer dois caminhos ao sair da sua casa. O primeiro é passar pelo sistema de distribuição da cidade e ser despejado diretamente em algum córrego, riacho ou rio, poluindo o manancial e contaminando a água.

No segundo percurso, que seria o correto, o esgoto irá para o sistema de distribuição da cidade, que o encaminhará para uma estação de tratamento de esgoto. Depois disso, é devolvido para o meio ambiente e reutilizado para fins industriais ou agrícolas.

Tratar o esgoto é fundamental para reduzir a poluição e melhorar a qualidade de vida da população, tendo em vista que a falta de tratamento contribui para o desenvolvimento de várias doenças, como Hepatite A, Febre tifóide, desinterias e viroses. Por isso, podemos dizer que também é uma questão de saúde pública.


Porém, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS 2019, apenas 49,1% dos esgotos são tratados no Brasil, sendo a região Norte a mais prejudicada, com apenas 22%. Ter conhecimento desses dados é fundamental para que possamos exigir políticas públicas adequadas.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar