Dia Mundial da Limpeza, participe desse movimento e ajude o meio ambiente

No dia 18 de setembro, celebra-se o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), data em que pessoas do mundo inteiro se reúnem para limpar suas cidades, rios e comunidades dos resíduos. Vem conhecer um pouco mais sobre esse movimento que já mobilizou mais de 50 milhões de pessoas!

 

O QUE SERIA O DIA MUNDIAL DA LIMPEZA?

 

O movimento começou na Estônia, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. A ação se espalhou pelo mundo e hoje acontece em 180 países, incluindo o Brasil.

Por aqui, o Teoria Verde e o Instituto Limpa Brasil são responsáveis por gerenciar a ação. O Instituto é uma organização sem fins lucrativos que atua no Brasil como parceira do movimento global Let’s do It, colaborando para o crescimento de ações de limpeza por um mundo sem lixo e mobilizando pessoas e organizações em defesa do descarte adequado de resíduos.

A organização foi fundada em 2010 pela empresa Atitude Brasil. Em 11 anos de atuação, já realizaram ações em mais de 1.200 cidades com a participação de mais de 650 mil pessoas, coletaram 1.220 toneladas de resíduos e impactaram mais de 20 milhões de pessoas com suas campanhas.

O Instituto Limpa Brasil também realiza diversas iniciativas de educação ambiental em parceria com prefeituras em todo o país, voluntariado corporativo e projetos sob demanda para empresas.

 

 

COMO PARTICIPAR DO DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

 

 

No site da campanha, você consegue se inscrever para ser voluntário ou líder. Caso opte pela segunda opção, você será responsável por mobilizar a sua cidade para participar do Dia Mundial da Limpeza. Para isso, pode entrar em contato com lideranças, escolas, agentes de saúde, Secretaria de Meio Ambiente, engajadores e meios de comunicação. O seu objetivo é sensibilizar e engajar o máximo possível de pessoas.

Tradicionalmente, organizam-se mutirões para realizar a limpeza. Porém, devido a pandemia, desde 2020 foi adotado o conceito #EuCuidodoMeuQuadrado, que visa estimular os voluntários a participarem mesmo de dentro da sua própria casa realizando alguma das atividades propostas. Confira algumas das principais atividades!

 

01.LIMPEZA DO SEU LOCAL DE TRABALHO

Adote os conceitos japoneses, pós 2º guerra mundial, contidos na metodologia 5S: Seiso – Senso de Limpeza; Seiketsu – Senso de Padronização e Saúde; Shitsuke – Senso de disciplina e autodisciplina.

Normalmente, bons programas de gestão pela qualidade começam com essa metodologia, criando uma “onda” em prol da qualidade. Melhora-se, num primeiro momento a empresa de dentro pra fora. A HWater tem implementado essa metodologia com sucesso em muitas empresas nacionais e latino-americanas.

 

02.LIMPEZA AMBIENTAL

Você deve separar e destinar corretamente os seus resíduos recicláveis (lixo), rejeitos e compostáveis. Para ajudá-lo nesse processo, você pode utilizar o aplicativo QZela, que indica onde descartar os resíduos.

O aplicativo é colaborativo e permite que você indique em quais locais da sua cidade o lixo está sendo descartado incorretamente, como um terreno baldio cheio de entulho, por exemplo. Seja um agente de mudanças ajudando a mapear o problema para que soluções sejam colocadas em prática!

 

03.LIMPEZA DIGITAL

Consiste em limpar e organizar sua vida digital e remover todas as informações dispensáveis. Mas, o que isso influencia no meio ambiente?

No mundo digital, assim como no meio ambiente, existe uma grande quantidade de lixo. E-mails, arquivos, aplicativos, cópias de fotos e vídeos desnecessários são lixo digital. Esse lixo cria poluição digital que continua a consumir energia mesmo quando esquecemos.

O lixo digital fica guardado nos backups dos servidores que nos fornecem serviços em nuvem e continuam consumindo eletricidade. Alguns estudos estimam que em uma década a rede da internet consumirá 20% da energia total mundial.

 

A cada ano, a Internet e seus sistemas de suporte produzem 900 milhões de toneladas de CO2, mais que a produção anual de toda a Alemanha. Impressionante, não? No site da campanha você tem acesso a outros dados interessantes.

 

Algumas ações que você pode realizar são:

  • Remover do seu smartphone todos os jogos e aplicativos que você não usa.
  • Excluir fotos e vídeos desnecessários e duplicados.
  • Excluir arquivos inúteis ou duplicados do seu computador.
  • Limpe sua caixa de emails e cancele assinatura de newsletters que você não lê.

 

04.LIMPEZA SOLIDÁRIA

Separe o que não tem mais serventia para você e doe para alguém que precise.
Podem ser brinquedos, roupas, calçados, móveis e objetos de decoração.

 

05.LIMPEZA MENTAL

Uma das atividades propostas é a limpeza mental, que consiste em liberar a mente de todo conteúdo desnecessário. Separe um momento do dia para ler um livro, praticar um esporte, fazer yoga ou jardinagem, por exemplo.

Essas atividades ajudam a melhorar a função imunológica, reduz a probabilidade de sintomas relacionados à depressão em adolescentes e ajuda na qualidade do sono.

 

06.ECOPONTOS E DRIVE THRUS AMBIENTAIS

Se você tiver um ponto de recebimento de material reciclável, pode cadastrá-lo no site do Dia Mundial da Limpeza. A ação é destinada para pontos de recebimento de resíduos recicláveis em local de fácil acesso na cidade e com a logística de destinação final, podendo ser para cooperativas de catadores gerando renda e inclusão social.

 

CERTIFICADO E MOEDAS GOODERS

 

Todos os voluntários participantes das ações do Dia Mundial da Limpeza cadastrados no site do Limpa Brasil receberão um certificado digital de 10 horas e pontos na plataforma Gooders, que podem ser convertidos em benefícios e descontos em produtos de marcas e instituições parceiras. 

Como podemos perceber, existem ações para todos os gostos, o importante é participar e ajudar o meio ambiente. Para saber mais detalhes sobre o Dia Mundial da Limpeza, clique aqui. 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar