Talvez soe um pouco pretensioso, o Sistema WDB ter uma funcionalidade denominada WDB University. A ideia surgiu do convencimento de que o setor de saneamento tem de investir na educação e treinamento, com foco andragógico, pois educar adultos requer de muita especialidade e de recursos, similarmente ao que requer uma universidade. Os operadores e demais partes com eles envolvidos são o corpo discente, cabendo oferecer-lhe o melhor corpo docente, sistema de ensino, bibliotecas, enfim, tudo o que uma universidade deve disponibilizar, levando a academia ao cotidiano do setor, num verdadeiro processo de extensão universitária.
Sendo assim, o Sistema WDB tem:

-Experientes consultores, mestres na arte do saneamento e da gestão;

- Sanitaristas conveniados com o Sistema WDB, mestres por excelência, alçados a apoiar nossa universidade; 

- Ampla literatura, com milhares de títulos, na forma física e de ebooks, além de cases de implantação, experimentos, enfim, tudo que gere valor ao conhecimento do sanitarista latino-americano. Nossos autores, além de qualquer autor latino-americano que queira difundir sua obra, disponibilizarão aos sanitaristas as seguintes oportunidades: 

  • Compra de livros e artigos do setor ( uma livraria virtual onde poderá acessar uma sinopse dos livros e artigos e efetuar a compra com cartão de creditou outro meio, onde o portal estará gerenciando toda a logística de entrega e cadastro do cliente) 
  •  Os usuários poderão também porventura fazer o upload de materiais que os mesmos achem interessante criando assim um intercâmbio entre os usuários de informações. Para fazer o upload o usuário deveria estar cadastrado e o mesmo seria identificado como quem fez o upload.

- Especificações dos principais materiais e equipamentos utilizados em sistemas de abastecimento de água. É conhecimento prático, pronto para resolver problemas simples como: qual é o melhor hidrômetro para minha empresa e como adquiri-lo?

- Especificações dos principais materiais e equipamentos utilizados em sistemas de esgotamento sanitário ;

- Especificações técnicas tanto de produtos quanto de serviços, também estarão disponíveis. Como elaborar um termo de referencia para uma contratação ou qual o modelo de compra mais adequado, enfim, são respostas que a universidade sempre proporciona aos seus acadêmicos. Essas especificações poderão ser utilizadas na realização de compras de produtos adequados e de qualidade para as suas empresas. Além das especificações de produtos teremos também uma parte de inspeção relativa a métodos de inspeção de qualidade desses produtos e serviços. Dicas para compras e recomendações com as experiências de mercado.

- Padronização de operações – água e esgoto: sem padronização não se alcança a qualidade. Sem padronização, não se tem material didático para educação e treinamento sobre a rotina da operação de sistemas de água e de esgoto. Uma coletânea de milhares de padrões de trabalho serão encontrados para que, aqui também se responda a perguntas simples, tais como: como caçar vazamentos não visíveis? Como evitar vazamentos?

- Padronização de operações – comerciais: como executar uma ligação domiciliar de água, dentro da boa técnica, cumprindo-se a legislação e normas internas e externas? No Sistema WDB se encontram centenas de padrões de trabalho com foco do atendimento ao público, passando pelo faturamento, culminando com a integração contábil? 

- Padrões de processos e de boas práticas serão abordados também nesse modulo. Como organizar os processos de uma operadora de saneamento também estará disponível, permitindo pesquisas que direcionarão nosso corpo discente na busca de soluções de problemas. 

- Certo e errado: será que reparamos vazamentos de rede dentro do melhor padrão de engenharia? Será que nossos conjuntos moto-bombas estão bem instalados? Será que sabemos traçar uma malha de rede de distribuição de água, levando-se em conta fatores de viabilidade econômico-financeiras? Nesse módulo da universidade, você encontrará, de maneira lúdica, fotos e imagens de jeitos certos e errados de fazer uma mesma rotina, colocando ao assinante, a possibilidade de discernimento, aprendendo e aprendendo, levando para seu dia a dia algo que só uma universidade tem: muitos jeitos de realizar saneamento, porém com a condição de ter no corpo discente a opção da escolha, que esperamos sempre recaia no caminho da boa técnica, considerando princípios de sustentabilidade.

Treinamentos são disponibilizados em amplas grades curriculares, dando a oportunidade ao assinante de escolher o jeito de se auto-educar e treinar. Quer estudar a distância ou presencialmente, não importa, o Sistema WDB disponibilizará aos seus acadêmicos, sponsors da melhor envergadura, apoiando o processo de aprendizagem, gerando valor na cultura sanitária de nosso país e, porque não dizer, de nossa américa latina. Teremos vários treinamentos divididos por assunto ( treinamentos em power point ou treinamentos por vídeo). Será possível também após contratação e agendamento treinamentos específico via web ao vivo (como se fosse um Skype). Também teremos nosso FAQ em nossa universidade: Muitas vezes existem uma serie de perguntas que são questionadas por varias empresas de saneamento e poderíamos através desse modulo responde-las deixando também que os usuários deem a sua opinião. Enriqueceríamos as perguntas podendo o usuário fazer uma pergunta onde postaremos a resposta para ele e será visto por todos do portal (a dúvida de um pode ser a dúvida de outros).

A Universidade WDB tem sua própria editora, para suporte aos seus docentes, mas também para qualquer autor nacional ou internacional, que busca um meio de difundir sua obra. Nossa universidade se coloca à disposição, inclusive na busca de fundos editorais que deem vazão ao potencial literário que temos, mas que nem sempre encontra guarida para as boas ideias de nossos sanitaristas. Ideias na cabeça de uma pessoa, dificilmente podemos classifica-la como capital intelectual; nossa universidade busca a socialização do conhecimento, aumentando o poder de solução de problemas de nosso sanitarista latino-americano.