Os cursos WDB são disponibilizados para todas as pessoas cadastradas no WDB University. Todo o material utilizado é desenvolvido por profissionais especializados no setor de saneamento com mais de 30 anos o mercado. Ofertamos módulos presenciais e/ou à distância (por meio de uploads / downloads de arquivos).

Se você já é cadastrado, basta logar em nosso sistema. Há uma infinidade de Cursos específicos para melhorar sua competência, seja você Operacional, Supervisor, Gerente ou Dirigente. Procure-nos. Seja nosso assinante

Curso de Estratégias de Combate às Perdas de Água

Aprenda a formular e executar estratégia de combate às perdas d’ água. Temos sido especialistas no tema perdas, porém quando se trata de estratégias, nossas lideranças nem sempre tem foco definido. 

Duração: 24 horas/aula presenciais e/ou remotas.

 

Curso Macromedição de Sistemas de Água e Esgoto

Só se controla o que se mede. Aprenda a macromedir os sistemas de abastecimento de água e de esgotos. Ainda se operam sistemas sem medição, assumindo-se que não há controle. 

Duração: 40 horas/aula presenciais práticas e teóricas e/ou remotas.

 

Curso Micromedição de Consumo de Água

Qual o índice ótimo de micromedição; acabou a polêmica: 100% é a resposta. Mas não basta medir; temos que ter o melhor hidrômetro. Mas também não basta ter o melhor hidrômetro, se não se tem um hidrômetro adequado ao perfil de consumo do cliente. Aprenda os conceitos da micromedição, discorrendo sobre sua história, seus fundamentos, tipos de medidores, sistemas de medição, AMR, AMI e SMART GRID. 

Duração: 32 horas/aula presenciais práticas e teóricas e/ou remotas.

 

Curso Espiral de gestão integral da micromedição

Por que o consumo per economia tem caído em muitas regiões brasileiras e latino-americanas?. Muitas são as respostas: escassez hídrica; problemas econômicos; consciência; cultura; qualidade da medição; baixo grau de automação; falta de sistemas de apoio ao processo decisório; inadequadas especificações. Aprenda a micromedir conhecendo a espiral GIMI – Gestão Integral da Micromedição, que trata de maneira transversal todo o ciclo do hidrômetro, de sua necessidade até sua alienação. 

Duração: 40 horas/aula presenciais práticas e teóricas e/ou remotas.

 

Curso Planejamento e controle da operação de sistemas

Operar bem é não ter falta d’ água. Essa máxima ainda é adotada por muitos operadores, enganados pelo simples desconhecimento do que é operar sistemas. Operar, mais do que não ter o sintoma falta d’ água, é parte da gestão operacional, que integra: modelo de operação, planejamento da operação, execução da operação e controle da operação. Para operar precisamos de modelo de operação, que defina requisitos do cliente, indicadores, metas dos produtos  da operação dos processos. Na sequência, aparecem os planos de operação para situações normais e contingenciais; após, precisamos de matriz de competência para educar e treinar os operadores, supervisores e gerentes de operação;. Educados e treinados, os operadores precisam de sistemas de informações para registros operacionais de dados que, comparados com as metas, orientam a tomada de decisão. Aí sim começa a operação, que é seguir os padrões de atividades, no intuito de cumprir com as metas estabelecidas; em caso de problemas, intervém-se no processo, removendo as causas. Fecha-se assim o ciclo virtuoso da operação. 

Duração: 40 horas/aula presenciais práticas e teóricas e/ou remotas.

 

Curso Controle estatístico de processos

Conheça ferramentas estatísticas e de qualidade. Conheça a magia do controle estatístico de processos, surgido no Japão pós-segunda grande guerra, metodologia que revolucionou o mundo industrial. Traga estes conceitos para a operação de nossos sistemas e exerça o controle, sem o que de nada adianta Sistemas de Macromedição extraordinários se nada se faz com os dados por eles gerados. 

Duração: 24 horas/aula presenciais e/ou remotas.

 

Curso Formação de lideranças

O que é líder? Segundo Peter Drucker, Líder é quem tem seguidores. Nossos liderados nos seguem? Acreditam e se orgulham se ser por nós liderados? Se a resposta for não, é hora de conhecer modernos Sistemas de Liderança, começando pelos requisitos estabelecidos pela FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, conhecendo Estilos de Liderança, os desafios que se colocam ao líder moderno, gestão de pessoas, enfim, como os liíderes, mola propulsora das organizações, podem tirar o melhor de suas equipes, gerando valor a todas as partes interessadas. 

Duração: 40 horas/aula presenciais e/ou remotas.

 

Curso Desenvolvimento Gerencial

Todo líder é gerente? Todo gerente é líder? A resposta é não. Gerenciar é atingir metas, é parte da Administração. Liderar é conseguir resultados por intermédio de uma equipe, gerando-se valor e também é parte da Administração. Mas o que é Administrar: é planejar, organizar, controlar e liderar. Aprenda os modernos conceitos de administração, melhorando os resultados de sua empresa. 

Duração: 40 horas/aula presenciais e/ou remotas.

 

Curso Métodos de Análise e Solução de Problemas

Aprenda a solucionar problemas, sejam estratégicos, táticos ou operacionais. Aprenda que, segundo Falconi, existem dois tipos de problemas: os bons e os ruins. Enquanto os problemas bons aparecem quando uma meta é definida, os problemas ruins aparecem quando se sai fora de uma média histórica. Ambos tem algo em comum: a existência do estado de controle. Resumo da ópera: é muito bom ter problemas, tanto bons quanto ruins, significando que se tem controle. O pior dos mundos é não ter problema. 

Duração: 24 horas/aula presenciais e/ou remotas.

 

Curso Six Sigma

A teoria do zero defeito, iniciada no Japão pós-guerra, aperfeiçoada nos anos 80 pela Motorola, é também um método de solução de problemas, também com gênesis no “Discurso do Método” de Descartes. Trata-se de um aperfeiçoamento metodológico do MASP, utilizando uma única métrica de medição de desempenho: o DPMO – defeitos por milhão de oportunidades e o SIGMA, cujo máximo desempenho é o SIS SIGMA (3,4 defeitos por milhão de oportunidades). 

Duração: 24 horas/aula presenciais e/ou remotas.

 

Curso Gerenciamento da rotina de trabalhos do dia a dia

Muitos métodos de gerenciamento são implantados na Alta Administração, muitas das vezes em dicotomia com a Baixa Administração, aonde estão os grandes contingentes humanos, os maiores custos e as grandes oportunidades. Aprenda a gerenciar o chão de fábrica, o chão de venda, a partir do modelo GRTD. Conheça o Guia de Implantação do GRTD e transforme sua área, lá na base do organograma, numa empresa aonde você é o presidente; você é o que de mais importante sua organização tem, juntamente com sua equipe. 

Duração: 24 horas/aula presenciais e/ou remotas.

 

Curso Gerenciamento pelas diretrizes

Modelo de Gerenciamento para a Alta Administração da maior importância, já que parte do desdobramento da Estratégia Empresarial. Associa-lo ao Modelo GRTD é alinhar os diversos níveis organizacionais, dando consecução à visão empresarial. 

Duração: 24 horas/aula presenciais e/ou remotas.

 

Curso Modelo na excelência na gestão do Saneamento

Os oito critérios da excelência retratam um dos melhores modelos de gestão que o mundo empresarial já conheceu, desde a Revolução Industrial. Conhecer os requisitos da FNQ e implementa-los é o foco desse processo de desenvolvimento das Lideranças, colocando-as a serviço da gestão. Num momento que tanto se fala em problemas econômicos e políticos, arriscamos a dizer que o maior de nossos problemas são de natureza da gestão, ou seja, da quase ausência absoluta de boas praticas de gestão. Organizações, cidades, Estados e União, precisam, e muito, de boas práticas de gestão. Este é o desafio das empresas de saneamento, públicas ou privadas, pequenas, médias ou grandes. Não há saída; ou adotamos modelos de gestão ou ficaremos colhendo resultados que só destroem valor. Pobre do consumidor; pobre do acionista/titular. 

Duração: 24 horas/aula presenciais e/ou remotas.