Sempre temos tendência em falar de nossos acertos, nunca de nossos erros. Partindo dessa constatação, criamos uma linha editoria de cases de fracassos, além é claro dos cases de sucesso. Importante que reflitamos sobre os cases de fracasso, que são muitos, porém via de regra ignorados.

Resolvemos passar isso à limpo!

Case de Fracasso sobre Perdas

Durante mais de 10 anos trabalhei com gerente de perdas; aos olhos de hoje, me vejo como gerente de efeito. Se fosse simples assim, se sua perda fosse elevada, era só criar um gerente de perda e tudo se resolveria. Isso não deu certo; foram mais de 10 anos perdidos, porém de muita aprendizagem.

E você, ainda é gerente de perdas?

Case de Fracasso sobre Hidrometria

Muitas organizações de saneamento compram o melhor hidrômetro possível, baseado em rígidas especificações e inspeções de fábrica exaustivas e normativas. 

Pergunto: de que adianta, se os encanadores transportam estes maravilhosos hidrômetros em baldes, em carrocerias, enfim, da pior maneira possível. Como agravante, muitas das vezes inclinamos os hidrômetros para facilitar a leitura.

Case de Fracasso sobre Vazamentos

Por que amamos os vazamentos? Por que há tanto recurso financeiro (OPEX) para reparo de vazamentos e nunca há para preveni-los, pela via de investimentos em renovação de ativos (CAPEX).

Pergunto: quanto você gasta em reparos? Isso vai ter fim, pois as redes e ramais, dia a dia, vão ficando mais próximos de seus pontos de obsolescência?