Vem aí a maior publicação do ano. Gestão Integral da Micromedição é um livro de autoria de Mário Augusto Bággio e Henrique Costa. O livro tem lançamento previsto para Julho, e trata da redução de perdas aparentes e do aperfeiçoamento da cobrança e do faturamento, elevados a outro nível. Aguarde!

 

Livro

Metaforicamente, a Gestão Integral da Micromedição é viabilizada a partir de uma espiral, compreendendo 10 etapas, que começa na segmentação, culminando com o descarte dos hidrômetros.

Metaforicamente, a Gestão Integral da Macromedição é viabilizada a partir de uma espiral, compreendendo 10 etapas, que começa no cadastro técnico, culminando com o descarte dos ativos utilizados na distribuição e na comercialização de água.

Diferentemente do que muito se comenta, a falta d’ água decorre da análise da inequação abaixo:

produção / demanda < 1

Sempre que a produção de água for inferior à demanda, instaura-se o tão prejudicial racionamento, com a consequente falta d’ água, que tanto assola os lares do mundo, não tendo garantida uma “ração” mínima de água, em detrimento das recomendações da Organização Mundial da Saúde - OMS, que prescreve uma “ração” mensal de 10 m³/mês para atendimento a uma família padrão. Gerir uma organização de saneamento, do ponto de vista do abastecimento de água, é manter a inequação anterior acima de 1, conseguida sempre que a produção (oferta) é maior ou igual, no limite, à demanda. Esta última só podendo ser reduzida pela via do uso racional da água por parte dos consumidores e pela via da redução de perdas por parte dos operadores dos sistemas.